A nave espacial Starship, projetada pela SpaceX, empresa de Elon Musk, explodiu durante o lançamento na quinta-feira (6). A explosão provocou um show de luzes no céu de cidades dos Estados Unidos e interrompeu o tráfego aéreo da região.
A missão de teste não tripulada da nave espacial decolou às 17h30 no horário local (20h30 de Brasília) das instalações da Starbase da SpaceX, no sul do Texas.
Após cerca de três minutos do lançamento, o propulsor se separou conforme o planejado do estágio superior da Starship. Mas menos de dez minutos após o voo, a espaçonave começou a apresentar problemas. Vários motores do veículo desligaram visivelmente durante a transmissão ao vivo, e a nave começou a girar.
“Uma vez que você perde motores centrais suficientes, você vai perder o controle de atitude”, disse Dan Huot, gerente de comunicações da SpaceX, na transmissão ao vivo. “E então vimos a nave começar a entrar em um giro, e neste ponto, perdemos contato com a nave.”
A empresa não confirmou onde exatamente a explosão ocorreu, mas foi possível enxergá-la de partes da Flórida e sobre o Caribe. Por conta do episódio, a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) interrompeu os voos para os aeroportos de Miami, Fort Lauderdale, Palm Beach e Orlando na noite de quinta-feira devido a “detritos espaciais caindo” até 20h ET (22h no horário de Brasília).